Piquenique da Inclusão reuniu 400 pessoas na tarde de sábado, dia 1º

Evento fez parte da semana da Conscientização do Autismo de Blumenau

O tempo instável deste final de semana deu uma trégua no sábado, dia 1º de abril, e possibilitou a realização da 4ª edição do Piquenique da Inclusão. O número de pessoas superou a expectativa, com a presença de 400 pessoas, contabilizadas por pulseirinhas utilizadas também para sorteios especiais. A data escolhida vem de encontro com as comemorações alusivas ao dia 2 de abril, que mundialmente é conhecido como o Dia da Conscientização do Autismo, que se estende durante todo o mês.

“Nos surpreendemos com o número de participantes, nela a maioria crianças, já que começamos o sábado com chuva. Ficamos muito felizes com o engajamento do pessoal que compareceu. Além de famílias blumenauenses, recebemos visitantes de Timbó, Pomerode, Gaspar e Navegantes. Todos compartilharam brincadeiras, dividiram os lanches, cuidaram umas das crianças das outras, foram atenciosos com a limpeza do local. Gente do bem, a quem a gente só queria realmente integração e oportunidade para as crianças brincarem sem qualquer tipo de preconceito” avalia a idealiza dora do projeto, Simone Gadotti Strelow.

O evento foi criado há três anos para integrar, em grande maioria, as famílias que possuem filhos com alguma síndrome, como o autismo, deficiências ou perfil neuro-típico, para que possam socializar e brincar sem barreiras. Todas as edições ocorreram no jardim dos fundos na casa da família Strelow, rua Carlos Roesel, 111, na Itoupava Central, em Blumenau. O espaço com muita grama e árvores recebeu brinquedos infláveis, mesas e cadeiras, toalhas para as pessoas se sentarem, espaço para pintura e contação de história. Os principais custos do evento tiveram patrocínio de empresas privadas e também o apoio do Parque Vila Germânica. A venda de camisetas também é um dos recursos utilizados para as principais necessidades.

Semana de Conscientização do Autismo

A abertura da Semana de Conscientização do Autismo em Blumenau foi marcada oficialmente com a soltura dos balões no ensolarado céu da tarde de sábado durante o Piquenique da Inclusão. Na agenda há várias programações: a exposição fotográfica Viagem ao Mundo Azul do fotógrafo Eduardo Guilhon e em conjunto com a Associação de Pais e Amigos do Autista de Blumenau e Microrregião (Ama) foi lançada ontem no Shopping Park Europeu. A caminhada pelo Autismo, organizada pelo Senac será a partir das 19h30min desta quarta-feira.

Já a pintura da Ponte Comendador Souza e Silva, no início da Rua XV de Novembro, que seria na manhã do dia 2, foi cancelada por causa da chuva e uma nova data será informada nesta semana.

Informações adicionais pode ser obtidas no e-mail no e-mail sgstrelow@gmail.com ou telefone 47 99947 4566. As fotos do evento estão disponíveis na página do facebook

Texto: Iuri Kindler – Assessoria de Imprensa
Imagens: Fotógrafo Eduardo Guilhon

Anúncios