O teatro invade o final de semana de Blumenau

Depois de uma abertura que garantiu muitas risadas do público e de uma sexta-feira culturalmente intensa, o Fitub fará o final de semana ser invadido pelo teatro neste final de semana. Serão 12 atrações entre espetáculos teatrais, shows musicais e palestra.

A agenda começa com Convención. O espetáculo selecionado coprodução da Cia Tercer Abstracto da Universidade Católica do Chile com a Universidade de São Paulo. A partir a origem do fogo, se faz questionamentos sobre a constituição da humanidade. Quem vem primeiro, ideia ou matéria? Será sábado no Galpão de Arquitetura da Furb às 16h com reapresentação no domingo, às 19h. A classificação indicativa é 14 anos.

Os novos protagonismos e a inversão de perspectivas é tema da Palestra em Mesa Redonda Mulheres no Teatro, com a mediação da doutora em Artes, Lígia Tourinho, do Rio de Janeiro. Junto dela estarão Bruna Schroeder Araujo, produtora cultural de São Paulo, Priscila da Costa, mestranda em artes pela Arras France, Barbara Biscaro atriz e pesquisadora, doutora em teatro e Heloíse Vidor, doutora e mestre em educação, cultura e teatro. Com início às 16h no Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes.

O espetáculo Agonia da Morte das Fadas, do grupo paulista Teatro de Gomorra apresenta traz narrativas universais em três contos ecoando os gritos daqueles que foram esquecidos pelas fadas. Será em formato arena no Palco do Pequeno Auditório Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes, às 19h. A classificação é 18 anos, mesmo que menores estejam acompanhados dos responsáveis, não entram.

De Florianópolis, o espetáculo convidado Récita – Tudo aquilo que chama a atenção, atrai e prende o olhar, que busca construir na presença do público noções compartilhadas do patético, do falso, do melodrama, do sonho e da redenção. No sábado, será em espaço alternativo na rua Marechal Floriano Peixoto, 123, no centro, às 20h. Reapresenta no domingo, às 22h30, no espaço la lateral do Teatro Carlos Gomes. A classificação é 12 anos.

A florianopolitana Cia Caras de Boneco da Udesc traz para o Fitub o espetáculo o Auto da Compadecida, na qual dois pobres sertanejos tentando sobreviver no sertão. Será no sábado, às 21h no Grande Auditório Heinz Geyer do Teatro Carlos Gomes. A classificação indicativa é livre para todas as idades.

Fechando o sábado, o Show de Dona Quimera, integrante do Circuito Sesc de Música, será às 23h. no Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes. Você irá ouvir produção autoral do trio que combina diversos ritmos musicais.

Já no domingo, a programação começa com Zoè – Restos de uma vida nua. O espetáculo selecionado vem de Ouro Preto (MG) , gesticula questões íntimas de sua vida animal, as quais, para a sociedade, sempre foram consideradas restos. Será no Pequeno Auditório Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes às 16h. Reapresenta na segunda-feira, 16/07 às 19h. A classificação indicativa é 16 anos.

Muita palhaçaria irá ficar por conta de artistas integrantes do Fitub que organizam o Bailinho Clown, às 17h na Praça do Teatro Carlos Gomes. Venha interagir e rir com essa galera que promete tirar o fôlego e também muitas gargalhadas. A classificação é livre.

Também pelo Circuito Sesc de Música, o Show Felipe Coelho Trio será no Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes às 20h. Num amplo intercambio da linguagem catarinense, o artista apresenta composições autorais do concerto Hora Certa. Um misto com rítmica oriental, erudito sofisticado, técnica violinística vinda do flamenco e improvisação jazzística.

O espetáculo convidado Narrativas em dois corpos, do Projeto Corpo, Tempo e Movimento, da capital catarinense sobre ao palco no domingo às 21 horas. Gesto e fala transitam de um corpo a outro, trançando temporalidade e mostram que vestígios passados podem interromper o presente. Será em formato arena no Palco do Grande Auditório Heinz Geyer do Teatro Carlos Gomes.

31º Fitub segue até 19 de julho

A programação completa e informações de bilheteria são disponíveis no site furb.br/fitub. Acompanhe também as atualizações nas redes sociais facebook e instagram via @fitub.

Texto: Iuri Kindler – Assessoria de Imprensa
Imagens: Espetáculo No Buraco – Daniel Zimmermann

Anúncios