30º Fitub: Formação na Vivência Teatral aproxima professores da educação estética, sensível e crítica

Com uma parceria Fitub e Sesc, no dia 10 de julho será realizada a Ação Teatro na Escola – Vivência Teatral – Práticas e diálogos com professores. As vagas são gratuitas, porém limitadas para 30 participantes, com uma programação que segue das 9h às 17h30. Uma imersão sobre escola, pedagogia e teatro.

A proposta é de aproximar ainda mais as práticas culturais e o contexto escolar com a atividade de formação. “Nós estamos proporcionando oficinas para estudantes de magistério e professores da rede de ensino da região, com o intuito de cada vez mais colocar a escola como protagonista sociocultural do teatro” destaca Fabio Hostert, coordenador do festival.

Flávio Desgranges, professor de artes cênicas da USP e Udesc apresenta Mediação Teatral: Notas sobre uma pedagogia do espectador. O especialista apresentará justificativas que fazem com que uma pedagogia do espectador seja precisa, pertinente e necessária, percebendo as transformações nos processos teatrais. O encontro ocorre entre 9h e 12h, no Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes.

A oficina Vivência Teatral, ministrada pela professora de teatro Jaqueline da Silva apresenta jogos teatrais e técnicas de improvisação que desenvolvem no jogador habilidades pessoais, muitas vezes necessárias para solução de problema e para criação cênica. É também uma reflexão sobre a prática teatral na sala de aula.

A Cia Carona de Teatro trará o espetáculo Como Nasceu a Alegria, de autoria de Ruben Alves. A integração desta apresentação durante o curso é colocar o professor como espectador, realizando reflexões e diálogos.

Ao final, uma mediação realizada pelas especialistas Jaqueline da Silva, Desireé Silveira e Sabrina Moura fará com que os participantes possam expressar em conversas tudo o que foi vivido neste dia.

As inscrições seguem até dia 5 de julho. Para informações adicionais e inscrição acesse: https://goo.gl/forms/SCGfjN9UV8avuNUd2 Veja a programação completa do 30º Fitub no site furb.br/fitub
 
Texto: Iuri Kindler – Assessoria de Imprensa
Imagem: Leo Laps /  Descrição: Professora Jaqueline da Silva (Sesc) ministra Jogos Teatrais com alunas do magistério da Escola Luiz Delfino 
Anúncios