A proposta é de aproximar ainda mais as práticas culturais e o contexto escolar com a atividade de formação. “Nós estamos proporcionando oficinas para estudantes de magistério e professores da rede de ensino da região, com o intuito de cada vez mais colocar a escola como protagonista sociocultural do teatro” destaca Fabio Hostert, coordenador do festival.

Flávio Desgranges, professor de artes cênicas da USP e Udesc apresenta Mediação Teatral: Notas sobre uma pedagogia do espectador. O especialista apresentará justificativas que fazem com que uma pedagogia do espectador seja precisa, pertinente e necessária, percebendo as transformações nos processos teatrais. O encontro ocorre entre 9h e 12h, no Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes.
A oficina Vivência Teatral, ministrada pela professora de teatro Jaqueline da Silva apresenta jogos teatrais e técnicas de improvisação que desenvolvem no jogador habilidades pessoais, muitas vezes necessárias para solução de problema e para criação cênica. É também uma reflexão sobre a prática teatral na sala de aula.
A Cia Carona de Teatro trará o espetáculo Como Nasceu a Alegria, de autoria de Ruben Alves. A integração desta apresentação durante o curso é colocar o professor como espectador, realizando reflexões e diálogos.
Ao final, uma mediação realizada pelas especialistas Jaqueline da Silva, Desireé Silveira e Sabrina Moura fará com que os participantes possam expressar em conversas tudo o que foi vivido neste dia.
Texto: Iuri Kindler – Assessoria de Imprensa
Imagem: Leo Laps – Professora Jaqueline da Silva (Sesc) ministra Jogos Teatrais com alunas do magistério da Escola Luiz Delfino