Comemoração tem programação gratuita com Projeto 3 Décadas de Carona
Fundada em agosto de 1995, a Cia Carona é reconhecida e respeitada enquanto coletivo cênico no Estado de Santa Catarina, com projeções nacionais, participando como convidada ou como realizadora de vários projetos pelo Brasil. Neste ano, em comemoração aos 30 anos ininterruptos de atividades, apresenta à comunidade o Projeto 3 Décadas de Carona, com programação totalmente gratuita.
Com sede no Teatro Carlos Gomes de Blumenau, a Companhia tem uma rotina de trabalho e pesquisa. A dinâmica interna, construída ao longo destes 30 anos, segue a lógica do coletivo e do colaborativo. O foco de sua pesquisa é o trabalho de atuação onde busca o desenvolvimento de uma presença que leve atrizes e atores à um encontro mais potente com seu material artístico e, consequentemente, aprofunde sua relação com a/o espectadora/espectador, além de investigações acerca de linguagens da contemporaneidade. Dentro desta história, estão os 20 anos de coordenação da Carona Escola de Teatro, que já formou centenas de alunos. Os artistas Sabrina de Moura, Sabrina Marthendal, James Beck, Fábio Hostert e Pépe Sedrez formam os integrantes atuais da Cia Carona.
Comemoração 3 Décadas de Carona
O projeto 3 Décadas de Carona une um conjunto de ações, linhas de pensamentos, ações físicas e filosóficas que se encontram para gerar, sobretudo, novos encontros. “Confiamos cada vez mais na arte do encontro. No final dos anos 60, Jerzy Grotowski inquiria: “o que tem o teatro de único?” A conclusão foi – e para nós continua sendo -: o encontro. Real, vivo, presencial, entre atriz/ator e espectadora/espectador, entre estes consigo mesmo, entre disparadoras/disparadores e receptoras/receptores, entre estas e aquelas, entre pessoas que querem, precisam, necessitam – ainda que não saibam ou não reconheçam – encontrar-se”, diz Pépe Sedrez, um dos fundadores da Cia Carona.
A programação comemorativa está dividida em 2 etapas: a primeira delas é a Mostra 3 Décadas de Carona que acontecerá no Teatro Carlos Gomes, nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2025, sendo uma proposta cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.
Programação
– 25/11, terça-feira
Às 19h30, no Salão Centenário do Teatro Carlos Gomes de Blumenau
Abertura com o Compartilhamento: “Memórias de 3 Décadas” – uma retrospectiva visual da trajetória da companhia, destacando momentos marcantes desses 30 anos, além de curiosidades acerca do fazer teatral.
O compartilhamento fica em exposição nos dias 25, 26 e 27/11.
Às 20h, no Pequeno Auditório do Teatro Carlos Gomes de Blumenau
Espetáculo “Revista Íntima”, da Cia La Vaca, de Florianópolis.
– 26/11, quarta-feira
Às 19h30, no Grande Auditório do Teatro Carlos Gomes de Blumenau
Espetáculo “GIZ”, da Cia. Dengo, de Blumenau.
Às 20:30, no Salão Centenário do Teatro Carlos Gomes
“SOPA – Um Programa Performativo”, do Núcleo de Extensão Carona, de Blumenau.
– 27/11, quinta-feira
Às 19h30, no Pequeno Auditório do Teatro Carlos Gomes de Blumenau
Sarau “Pegue Carona Nessa Festa”, coordenado e apresentado pela Temporada Blumenauense de Teatro (TBT)
Gratuidade e Acessibilidade
Todos os espaços são acessíveis para cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade. A tradução em Libras estará disponível em 70% da programação.
A programação é inteiramente gratuita e os ingressos podem ser retirados pela plataforma Sympla.



Deixe um comentário