fbpx

Free Action chega aos 18 anos com estímulo de renovação, após sofrer o maior incêndio da história de Blumenau

notícias

Próximo de completar um mês do incêndio no Complexo Celeiro do Vale, ocorrido no dia 7 de julho, considerado o maior já registrado na história de Blumenau e região, a Free Action, uma das empresas atingidas, chegou aos 18 anos de fundação no dia 31 de julho, com o estímulo de renovação. Durante as quatro semanas após o ocorrido, uma equipe focou no levantamento das perdas e simultaneamente realizando o planejamento de retomada das atividades, para que a empresa possa voltar a produzir em breve.

A contabilização das perdas ainda não foi concluída, mas envolve o estoque, materiais prontos para montagem, máquinas, equipamentos, movelaria e itens que formavam o patrimônio material. Em contrapartida é um alívio muito grande nenhuma vida ter sido perdida.

Fornecedora sul-americana do mercado de bicicletas, com as marcas próprias Free Action, Status Bike e licenciada para a marca Mormaii, a empresa se voltou para o compromisso que tem com as pessoas, se comunicando e atendendo colaboradores, fornecedores, credores, clientes, consumidores e comunidade.

Todos os desdobramentos administrativos necessários após o incêndio foram cuidadosamente avaliados, a exemplo das férias coletivas concedidas aos colaboradores e assentidas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico (Simetal).

Aos fornecedores e clientes, a empresa fez questão de afirmar que não iria cessar as atividades, reforçando os compromissos e parcerias, buscando apresentar alternativas ao que, no momento, não pudesse atender. Na área de assistência técnica, uma força-tarefa foi realizada para que nenhum atendimento deixasse de ser realizado.

Vanderley Schappo, diretor da Free Action ressalta que em termos de legislação, as empresas privadas que sofrem com algum desastre ficam em um limbo, diferente de casos de tragédias que envolvam Municípios ou Estados, que podem se amparar em decretos de emergência ou calamidade pública, para gerir a questão com parâmetros diferentes. Entre os dias 7 e 8, enquanto equipes buscavam controlar o fogo da fábrica e nos demais dias de produção paralisada, para o âmbito administrativo governamental a empresa funcionava normalmente, o que não acontecia de fato.

Os governos municipal e estadual se solidarizaram com as empresas atingidas. Por meio da Secretaria de Defesa Civil, a Prefeitura de Blumenau deu todo o suporte possível ao caso durante e após o ocorrido, até que a área pudesse ser liberada. O Governador de Santa Catarina Carlos Moisés visitou o Complexo Celeiro do Vale no dia 29 de julho, junto do Prefeito Mário Hildebrandt. No encontro com o diretor da Free Action e equipe, no final da tarde daquele mesmo dia, o governador confirmou uma agenda entre os representantes das empresas e o Secretário Estadual da Fazenda Paulo Eli, ocorrida no dia 2 de agosto, em Florianópolis.

Nessa reunião, foram deliberadas as possibilidades relacionadas ao que o Estado possa aplicar em relação a amparos. A conversa teve a presença do presidente do Badesc Eduardo Alexandre Corrêa de Machado e do Deputado Estadual Milton Hobus, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alesc, que acompanha a situação da Free Action desde os primeiros dias após o ocorrido e avaliou junto do Executivo as alternativas que dependam de medidas provisórias ou projetos do Legislativo.

Retorno de Produção

A Free Action já está realizando ajustes estruturais em um novo espaço para retomar a linha de montagem de bicicletas e gradualmente chamará os colaboradores que estão em férias coletivas para voltarem às atividades. O objetivo agora é trabalhar no volume de produção e estoque para atender as lojas no Dia das Crianças e Natal, duas datas comemorativas de grande impacto no volume de vendas para o setor.

No dia 1º de agosto, foi montada de forma simbólica, pelo grupo de trabalho envolvido na retomada, a primeira bicicleta após o incêndio, registrando o novo momento, que tem previsto o retorno da produção no dia 8 de agosto, seguindo um plano adaptável, dentro das possibilidades atuais de estrutura e processos.

Agradecimentos

O diretor da Free Action reforça que o retorno da empresa está acontecendo não só por iniciativa dele, mas se deve muito à equipe que formou a frente de retomada, aos fornecedores e aos clientes, muitos deles com anos de parceria. Uma parcela de incentivo também é da comunidade, que se solidarizou com todo o ocorrido. Fica perceptível que o esforço de retorno é uma união de várias pessoas que precisam e desejam a continuidade.

Registrando de forma pública, a Free Action agradece todo o respeitoso trabalho desenvolvido pelas equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil / IGP, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil, Guarda Municipal de Trânsito, Samae e demais servidores e órgãos envolvidos. À Escola Superior de Cerveja e Malte, fica o agradecimento especial à imediata cessão de espaço nas instalações para atendimento dos colaboradores e atividades que não pararam.

Texto: Iuri Kindler – Assessoria de Imprensa
Imagem: 1ª bicicleta montada simbolicamente após o incêndio – créditos Iuri kindler

Tags :

notícias

Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Have Any Question?

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod