Franquias crescem no Sul e suporte jurídico é fator importante no sucesso das operações

O mercado de franquias tem se destacado no atual cenário econômico brasileiro, com crescimento de 7,4% nos últimos 12 meses. Quando falamos do sul do país, o crescimento é acima da média, com 11,$%, somando o giro de 27,2 bilhões em 2018, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising. Além de empreendedores adquirindo franquias já consolidadas, o grande destaque está nos novos modelos de franquias que estão sendo criados e entrando em operação, já atentas às necessidades de suporte jurídico específico, indispensável para a viabilidade deste tipo de negócios e segurança no investimento de ambas as partes.

Inovação e o diferencial das operações são fatores importantes na atração de interessados, mas o sucesso das franquias está muito ligada ao desenvolvimento do plano de negócio, que, em grande parte, depende de supervisão jurídica para avaliar riscos e benefícios, realizar análises e validações das operações, criar e estabelecer processos, manuais e contratos entre outras necessidades que asseguram a franqueabilidade.

“Um exemplo de inovação é a hamburgueria Nana B, criada em Blumenau. Para conquistar consumidores a proposta é um fast food casual com rapidez, qualidade e ingredientes frescos, oferecendo refeições saudáveis em área de preparo com visão integral, design original e excelente custo-benefício. Mas antes disto é preciso conquistar o empreendedor disposto a ser um franqueado. Por isto foi preciso montar as propostas do plano de negócio e os processos que envolvem a operação. Neste sentido o modelo de franquia Nana B foi todo construído detalhadamente, validado pelo jurídico em todas as etapas, ponto fundamental para garantir a fluidez do negócio, e permitindo um ótimo engajamento na relação franqueador versos franqueado” avalia Pinheiro Neto, responsável jurídico dos processos do Nana B

Com atuação em franquias, Pinheiro Neto ressalta ainda que que cada tipo de operação tem suas individualidades. Políticas comerciais variam de empresa para empresa. O tempo de desenvolvimento também difere entre modelos de negócio e áreas de mercado. Os empreendedores devem estar atentos à legislação e o suporte jurídico assegura atenção às particularidades e adequação à lei. É fundamental na implantação, no treinamento e no acompanhamento da operação.

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Texto: Iuri Kindler – Assessoria de Imprensa
Foto: Flávio Pinheiro Neto / arquivo divulgação