O circo se une ao pilates para a socialização e consciência corporal na juventude

Na era das conexões virtuais e do sedentarismo, escola de circo de Blumenau tira os jovens do sofá para promover equilíbrio corporal em equipe

Estrelas e cambalhotas, que já foram desafios de algumas gerações quando criança, na realidade tem um importante estímulo corporal e é com a união destas e outras acrobacias junto do pilates, que a escola do Espaço Bravo Cia Circense está estimulando jovens a fugir do sedentarismo, que dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, apontam, estar presente em mais da metade da população brasileira.

A juventude atual está acomodada a passar horas no sofá em que os únicos movimentos são dos dedos entre os aplicativos dos smartphones, para navegar nas redes sociais, em jogos online ou para ver séries e escutar música. Prova disso são os resultados da pesquisa do IBGE de 2015, que apontou 62,1% dos brasileiros a partir dos 15 anos como sedentários. Nos questionamentos a grande maioria respondeu que nenhuma prática de esporte, academia ou até mesmo caminhadas são feitas.

Na contramão destes dados alarmantes, a escola Espaço Bravo tem conquistado crianças e adolescentes de Blumenau com as aulas de acrobacias circenses solos e de trapézio unidas das técnicas do pilates. Rolamentos, pequenos saltos, paradas de mãos, estrelas, acrobacias em duplas e pirâmides humanas são algumas das atividades que trabalham o estímulo nervoso e muscular, desenvolvem equilíbrio, força, resistência, além da flexibilidade, trabalho em equipe e socialização dos alunos.

“Com as aulas nós conseguimos desenvolver tanto o controle corporal do jovem, no seu período mais intenso de desenvolvimento, antes da fase adulta e também em questões de perfil no trabalho em conjunto dos outros alunos, na superação de medos e fobias que antes desestimulavam aquele jovem” afirma a professora e atriz Monica Costa.

Além do estímulo corporal, dos desafios e da própria autoestima dos alunos, as aulas são dinâmicas, requisito importante para descontrair um público com faixa etária mais introvertida num primeiro momento. As aulas são em dois dias de cada semana e atendem alunos de todas as idades a partir de 16 anos ou turmas de pais e filhos, quando as crianças são menores.

A escola do Espaço Bravo fica na Rua General Osório, 451, no bairro Velha em Blumenau. Informações adicionais podem ser obtidas no telefone 47 99170 2779 ou e-mail contato.ciabravo@gmail.com

Texto: Iuri Kindler – Assessoria de Imprensa
Imagens: Nadya Costa