Dez encontros com o Fitub neste final de semana!

O sábado e domingo, dias 8 e 9, reservam mais 10 eventos, entre espetáculos, palestras e show, na programação do 30º Fitub. Todos acontecem na região central da cidade, nos auditórios e praça do Teatro Carlos Gomes, Galpão de Arquitetura da Furb, durante a 32ª edição da Feirinha da Servidão Wollstein e também estabelecimentos comerciais que abrem as portas especialmente para o festival.

Sábado

A agenda do dia abre com Manifesto Prometeu, do Teatro Escola Macunaima de São Paulo, que está entre os Espetáculos Selecionados. O enredo que decorre dentro de uma sala de aula faz muitos questionamentos. A primeira sessão é às 16h e se repete às 18h30min, ambas no Galpão de Arquitetura da Furb.

Aspectos da relação do espectador com a cena contemporânea é o tema da palestra A inversão da Olhadela do escritor Flávio Desgranges. Serão abordados os modos de atuação do público, que vem sofrendo alterações significativas ao longo do tempo. Gratuita e aberta ao público, a palestra inicia às 18 horas no Salão de Festas do TCG.

No pequeno auditório do TCG, será apresentada a segunda sessão do Espetáculo Bird, às 19h30min. São 60 minutos de uma história de transformações.

Às 21 horas é da vez de Decadenta ser apresentado no grande auditório do TCG. Tem classificação livre e leva ao público à uma comédia musical inspirada no livro Storynhas de Rita Lee. Daslee vive suas desventuras em busca da fama, mesmo que ninguém se lembre dela.

Com início às 22h30, o show musical aberto na Praça do Teatro Carlos Gomes é com Renata Swoboda e as Freedas. Uma dobradinha que junta o som sexy-vintage de Renata Swoboda com o ar frugal-bucólico das Freedas, que nesse contexto se tornam as Black Freedas. O resultado é um som efêmero-hipnótico num repertório que é igual bolsa de mulher, tem de tudo!

Às 23 horas ocorre a última sessão do espetáculo Odiseo.com, a coprodução argentina brasileira que tem como palco o salão de beleza Casa Peluqueria, localizado na rua Getúlio Vargas, no centro. Uma história que mistura realidade presente e virtual para apenas 35 espectadores, que integram o cenário. A classificação é 16 anos.

Domingo

Os primeiros compromissos que você tem com o Fitub no domingo, dia 9, são a céu aberto. O Cortejo Teatral reunirá teatreiros e público na Praça do Teatro Carlos Gomes, às 11h30min e com o clima do festival aflorado, todos seguem pela rua XV de Novembro até a 32ª Feirinha da Servidão Wollstein, onde, ao meio-dia será apresentado o Espetáculo Júlia, sobre a história da personagem homônima e seu fiel escudeiro Palheta. São 55 minutos de apresentação na rua Curt Hering.

What the fuck is Diz? terá duas sessões, às 16h e 18h30min. As apresentações são de classificação livre e serão com um enredo cheio de sugestões. Ainda, logo após da segunda sessão, o escritor Flávio Desgranges faz uma roda de espectadores. O debate performativo faz uma leitura coletiva dos espetáculos teatrais.

Na outra ponta da região central da cidade, o Galpão de Arquitetura da Furb recebe o Espetáculo La Rascada, também com duas sessões, às 16h e 18h30min. Da Universidade Nacional de De Las Artes, o grupo encena a história de um grupo de comediantes que à beira-mar do Sul tenta sobreviver em um pequeno palco, sendo um tributo a todos os artistas que nos transcenderam, mas estão entre nós e fazem parte da nossa essência como atores

O grande teatro do TCG recebe o espetáculo Benedites, às 21 horas, A classificação é 18 anos. A história das criaturas preteridas e noturnas, ligadas a uma figura que passeia entre o profano e o sagrado, “filho de tudo o que é santo”, a dramaturgia respalda-se no álbum A Mulher do Fim do Mundo, de Elza Soares.

A casa noturna Queens abre suas portas para o Fitub e recebe o espetáculo Kassandra, às 22h30min (com dobradinha às 20h30min do dia 10). A classificação é 18 anos, para somente 90 espectadores. A história é da personagem homônima que nesta noite recebe clientes na boate em que trabalha e reconta, em uma língua que não é a sua, o mito violento e sensual que os escritores gregos esqueceram de narrar.

Programação na palma da mão

Toda a programação, classificação indicativa, tempo das sessões e valores de ingressos, podem ser conferida no site furb.br/fitub e no aplicativo Fitub disponível para sistemas iOS e Android, que está nas lojas oficiais Google Play e Apple Store. Nas redes sociais, é só seguir o @fitub, com informações sobre a semana mais cultural de Blumenau, no facebook, twitter, e instagram.

Texto: Iuri Kindler – Assessoria de Imprensa,
Imagens Divulgação