29º Fitub: Ato Final celebra os destaques

As luzes cenográficas já estão direcionadas ao ato final do 29º Fitub, que encerra nesta quinta-feira, dia 14 de julho com a cerimônia de premiação, às 20h30min, no Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes, ocasião a qual o público conhecerá quem conquistará os troféus da edição pela Mostra Nacional.

O júri formado pelos especialistas Valmir Santos e Eduardo Kawamura de São Paulo, Claudia Sachs do Rio Grande do Sul e os catarinenses Bárbara Biscaro e Pépe Sedrez, decidirá os ganhadores nas categorias de Espetáculo, Direção, Ator, Atriz, Conjunto de Atores, Figurino, Iluminação, Cenário e Concepção Sonora. Sem a cultura da disputa, o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau faz a premiação como reconhecimento aos grupos que se destacaram nestes quesitos.

Neste ano os espetáculos concorrentes representaram quatro regiões brasileiras: do Norte, Zeca de uma cesta só, do grupo Zecas Coletivo, da UFPA de Belém (PA); do Nordeste, P’s, da Trapiá Cia Teatral é da UFRN de Caicó (RN); do Sudeste, Titus Fúria, do grupo Trezencena da Unicamp de Campinas (SP), Aos que vieram antes de nós, do Coletivo 013 e Corpus Área de Silêncio do Teatro de Gomorra, ambas da USP de São Paulo (SP), 19h45!, do grupo Miúda e Cia, da Cefart de Belo Horizonte (MG) e Isso é um convite, do Coletivo Errante da UFRJ, do Rio de Janeiro capital; do Sul, Rasgue minhas cartas, do Grupo Rasgue da Udesc de Florianópolis (SC).

Na Mostra Ibero-Americana, quatro espetáculos de Buenos Aires disputam o troféu de destaque através do voto popular, recolhido do público no final de cada uma das apresentações. São elas CHICOS, chicos da Escola Metropolitana Arte Dramático, Internas da Universidade de El Salvador, La ciudad desde lejoss e Los que fueron a la fiesta da Universidade Nacional das Artes.

Marcando a despedida da coordenadora Pita Belli, depois de 15 anos a frente do festival, o 29º Fitub, realizado pela Furb, somou mais de 40 apresentações de espetáculos divididos em sessões que aconteceram na praça e nos auditórios do Teatro Carlos Gomes, espaços alternativos na Furb e nas ações Teatro nas Escolas e Palco Sobre Rodas, envolvendo mais de 20 grupos de teatro numa semana que novamente fez Blumenau respirar muita cultura teatral.

Texto: Iuri Kindler
Foto: Daniel Zimmermann / Espetáculo 19h45! / 29º Fitub