Fitub: Especialistas trazem ainda mais conhecimento para comunidade e profissionais

A partir desta segunda-feira, dia 11, durante a programação do 29º Fitub, o conhecimento técnico ganha espaço com as Oficinas que são ministradas por especialistas convidados. Serão abordados quatro diferentes temas e qualquer pessoa da comunidade pode participar delas.

O ator Diego Borges traz, de Brasília traz o tema Ator em Cena: Gestão dos Planos de Expressão, que abordará exercícios práticos desenvolvidos nesse sistema de formação criado pelo diretor João Brites de Portugal, e outros com métodos do Grotowski Institute da Polônia, que desenvolvem a compreensão das possibilidades expressivas do corpo, com enfoque no ritmo, na capacidade de precisão física e prontidão. A oficina tem oito horas aula nos 11 e 12 das 8h30min às 12h30min.

O jornalista Valmir Santos de São Paulo irá falar sobre as Variações sobre a prática da crítica de teatro. Informações preciosas para profissionais de comunicação que querem escrever sobre Teatro e também para as pessoas que querem conhecer mais sobre a crítica de teatro. Valmir tem no currículo a reportagem de teatro desde 1992 e escreveu para as publicações Folha de S.Paulo,Valor Econômico, O Diário de Mogi, Bravo!, Cavalo Louco e A(l)berto. Integrou júris do Prêmio Shell de Teatro, Prêmio Governador do Estado e Associação Paulista de Críticos de Arte, APCA. É membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro, AICT-IACT (www.aict-iatc.org), filiada à Unesco. A oficina tem oito horas aula nos 11 e 12 das 8h30min às 12h30min.

Claudia Sachs, professora de Teatro vem do Rio Grande do Sul para trabalhar o Universo das Paixões: jogo do ator no Melodrama. A oficina trabalha como forma de ampliar os gestos e mergulhar no universo das grandes paixões. Para levar o espectador às lágrimas ou ao riso o ator precisa acreditar efetivamente em tudo, entregar-se aos extremos: o bem, o mal, a coragem, a covardia, a moral, a corrupção, a vingança, não há meio-termo! A oficina tem oito horas aula nos 11 e 12 das 8h30min às 12h30min.

Já nos dias 13 e 14 são mais duas oficinas. o professor e ator da UFSC, André Carreira  traz oficina sobre a realização de exercícios de atuação e discussão sobre conceitos relacionados a uma interpretação contemporânea, com 8 horas aula, das 8h30min às 12h30min.

Também na quarta e quinta-feira, a Oficina Voz em Manifesto trabalha na prática a vivência corporal e auditiva da voz. Exercícios de técnica vocal-corporal, improvisação sonora e musicalidades, performance dos discursos, gritos, cantos e sonoridades das vozes que se colocam na posição do manifesto. A especialista Bárbara Biscaro é doutora em teatro, cantora, atriz, preparadora de atores e diretora cênica em diversas cidades de Santa Catarina, tendo ministrado oficinas e circulado com trabalhos teatrais e musicais por por Santa Catarina e capitais de outros estados do Brasil e cidades da Argentina, Itália, Falmouth e Aberystwyth.

As adesão pode ser feita na secretaria do Fitub, no Teatro Carlos Gomes com o valor de R$60 reais. As oficinas são ministradas em diferentes salas no Bloco S do Campus I da Furb.

A 29ª edição do Fitub ocorre do dia 7 ao dia 14 de julho. Sinopses e a programação completa pode ser conferida no site http://furb.br/fitub, na agenda de eventos na página oficial do Festival no Facebook (@fitub) e no aplicativo para smartphones, disponível nas plataformas Android (http://bit.ly/fitubnoAndroid) e iOS (http://bit.ly/fitubnoiOS).

Texto: Iuri Kindler – Assessoria de Imprensa
Foto: Diego Borges / Divulgação

Anúncios