Atraso em relação a outros sul-americanos “A Moda nunca teve esse interesse ao governo nem na questão tributária ou logística para melhorar competitividade. Exemplifico a Colômbia, que até 10 anos atrás era conhecida como a maior produtora de cocaína e tráfego de drogas do mundo, que se transformou com a moda e hoje tem acordo bilateral com os EUA de moda. O Peru tem acordo bilateral de produção e a gente não tem. Então, não tem Governo. Aliás, hoje todo mundo entende que não têm Governo neste país”.
Mudança no sistema “Mas eu ainda acho que temos que trabalhar independente do governo. Aliás, nós sempre trabalhamos muito independente ao governo. Pois a não ser que mude tudo, (e tomara que mude) o sistema como um todo faliu, pois não tem partido melhor ou pior, não tem político melhor ou pior: estão todos nivelados por baixo. Os discursos não tem aderência. Não existe mais crença na política e isto é muito grave. Mas não somos únicos, o sistema de todo o mundo está falido ou falindo e é uma mudança que começa, mas muito complexa”. Competitividade inexistente Na questão de preço, a moda brasileira é linda e o mundo deseja, mas só conseguiremos vender mais se a competitividade melhorar. Somos extremamente criativos, mas também extremamente não competitivos. E não é responsabilidade das marcas. Isto é culpa do processo burocrático, deficitário e corruptivo. Moda é inovação. Diferente do minério, por exemplo, ou do processamento da carne de frango, a cada seis meses a moda muda. E se falhamos na inovação da base, na logística e competitividade nossa moda não vai chegar nas grandes vitrines do mundo”. Viu só?! E se não fosse pelo curto tempo, o papo ia longe. Pra você que não pode estar presente no talk, fica triste não: aproveita as duas exposições abertas ao público no Shopping Park Europeu, “Sonhando Acordado” e a inédita “20 Anos de Moda Brasileira”, com fotos, vídeos e looks icônicos que celebram o legado do SPFW. Ambas permanecem até o dia o dia 6 de setembro, uma frente à Zara e outra em frente à Memovie, no SPE. Conteúdo: Iuri Kindler Imagem Site FFWUm ano depois do incêndio: Free Action joga balde de água no pessimismo do mercado, adapta estrutura para não romper com clientes e combate sequelas do fogo